Glossário
FreeNeT BBS Data
Dic. Selecionado:
Busca por palavra:

 
Dicionário:  Geral
116 termos cadastrados

Gnose
Conhecimento Divino
.
Golem
Monstro feito de barro (mitologia hebraica). Para dar vida ao golem era preciso utilizar argila virgem, escrevendo em sua testa a palavra "emet" e cantando fórmulas cabalísticas. Para matá-lo, bastava apagar a inscrição de sua testa.
.
Graal
O Santo Graal representa o sagrado feminino e a deusa. Como cálice é uma alegoria, pois o cálice é uma metáfora do útero feminino. Maria Madalena é venerada pelos pagãos como a Deusa, o Santo Graal, a Rosa, a Divina Mãe. É o ventre sagrado que originou a linhagem de Jesus. Buscar o Graal significa procurar a tumba de Maria Madalena, que conteria, além de seus restos mortais, documentos pré-Constantino, revelando aspectos de sua vida com Jesus. Sua última aparição teria sido em 1447, na Grã-Bretanha, e consistia de quatro enormes arcas, que exigiam seis homens para cada uma para que pudessem ser carregadas.
.
Grand Met
Deus único, Olorum (vodu)
.
Hassidismo
Forma de judaísmo fundada na Polônia no século XVIII pelo rabino Israel Baal Shem Tov, baseado em elemento da Cabaláh e tendo a reencarnação como crença fundamental.
.
Herege
Do latim hereticus, que significa escolha. Vem da época do imperador romano Constantino, quando o cristianismo foi estabelecido. Eram ditos hereges aqueles que escolheram a história original de Cristo que Constantino tentou erradicar.
.
Hieros Gamos
Expressão grega que significa casamento sagrado (união sagrada). Ritual de dois mil anos para a celebração da fertilidade, onde a união física com a mulher era o único meio de se atingir a gnose, o conhecimento divino.
.
Hinduísmo
Religião atual da maioria da população da Índia
.
Hipogeus
Túmulos egípcios, posteriores a época das pirâmides. Eram cavados nas encostas e em seus longos corredores se inscreviam a trajetória do morto. O vale dos Reis ficou famoso por seus hipogeus, com destaque ao de Tutancâmon descoberto em 1922, que guarda sua múmia e seus tesouros
.
Hougan
Pai de Santo (vodu)
.
Housin
Os iniciados no vodu, que usam roupas brancas, a cor dos uniformes dos escravos
.
Ideoplastia
Materialização de pensamentos que se exteriorizam em imagens de longa ou curta duração de acordo com a persistência da onda em que se expressam ou da sua fonte de origem.
.
Incubus
Demônio masculino que vem a noite copular com mulheres
.
Ioga
Ciência originaria da Ásia há cerca de 20 mil anos. Busca o equilíbrio entre corpo, mente e espírito através de exercícios de relaxamento, respiração, alongamento e meditação. Esses exercícios são indicados para stress, problemas intestinais e respiratórios
.
Iridologia
Técnica alemã onde o diagnóstico é feito a partir do desenho da íris. Conta a história que um garoto húngaro, aos 11 anos, pegou uma coruja com a pata quebrada e notou que o bicho ganhou uma mancha no olho depois do acidente, que sumiu logo depois da completa cicatrização. Ao se formar médico, pesquisou a técnica e iniciou os princípios da iridologia
.
Islamismo
Religião dos muçulmanos, fundada por Maomé
.
Jeová
YHWH. Espírito construtor ou criador da Terra. Segundo o Velho Testamento, tinha sob seu comando os elohim e tomou o nome de Jesus (Yehshuah), quando reencarnou no planeta.
.
Jihad
é o "esforço" que todo muçulmano deve empregar para defender e difundir o islamismo. Neste conceito estão as "guerras santas", onde os indivíduos estão preparados para morrer por sua fé. Os islâmicos crêem que ao morrer numa "jihad" irão direto ao paraíso, enquanto os inimigos mortos irão direto para o inferno.
.
Judaísmo
Ambiente social, cultural, político e religioso do povo hebreu, formado a partir da volta do exílio babilônico, e no qual se formou o cristianismo.
.
Kundaline
Imagem de uma serpente, despertada pela libido (iogues tântricos Índia). A princípio dorme enroscada na base da coluna. Desperta, sobe por um canal chamado Susna, correspondente aos terminais do sistema nervoso central. Enquanto sobe, Kundaline vai estimulando os chackras.
.
Lenda
Lendas são histórias fantásticas, muitas vezes originadas por fatos que o povo altera com o passar do tempo.
.
Logosofia
ciência criada pelo argentino Carlos Bernardo González Pecotche (11/08/1901 - 04/04/1963). Os grandes objetivos do conhecimento logosófico são: 1) A evolução consciente do homem; 2) O auto-conhecimento; 3) A integração do espírito; 4) O conhecimento das leis universais; 5) O conhecimento do mundo mental ou metafísico; 6)  A construção de uma nova vida e de um destino melhor.
.
Magia
Arte ou ciência oculta através da qual se pretende produzir fenômenos contrários às leis naturais
.
Mahabhárata
da religião hindu é o maior épico já escrito, com 100 000 estrofes.
.
Maiandéua
cidade submersa no rio de mesmo nome, no Pará, onde os índios dizem ver gente dançando sob as águas. Saiba mais...
.
Mambo
Mãe de Santo (vodu)
.
Mantra
Fórmula ou invocação mística para ser recitada ou cantada, com o objetivo de integrar-se com os Planos Superiores
.
Mastaba
câmara funerária do Egito antigo, anterior às pirâmides
.
Meditação
Terapia oriental de relaxamento mental. Busca-se manter a mente alerta, porém livre de qualquer pensamento. No antigo Egito, a meditação era orientada por sacerdotes. A prática da meditação aumenta a capacidade intelectual, atenção e concentração.
.
Mitras
Deus pré-cristão, chamado o Filho de Deus e a Luz do Mundo. Nasceu em 25 de dezembro, morreu, foi enterrado em um sepulcro de pedra e ressuscitou no terceiro dia.
.
Mullah
líder religioso islâmico
.
Nekkudot
São pontos e traços minúsculos inseridos dentro ou debaixo das consoantes dos alfabetos semíticos modernos. Os mesmos não usam vogais e os nekkudots são as marcas que indicam a posição das mesmas.
.
Nirvana
(Budismo) estado de iluminação, que se dá quando é rompido o Samsara (vide) e as causas dos sofrimentos são finalmente controladas, conhecidas e dizimadas.
.
Opus Dai
Prelazia do Vaticano, organização católica profundamente conservadora. Significa "Obra de Deus".
.
Pagão
Do latim "paganus", que significa "do campo". Pessoas do meio rural que não haviam recebido ensinamentos cristãos e que se apegavam às velhas religiões da natureza. Hoje em dia o termo "pagão" tornou-se sinônimo de adoração ao demônio, graças a errônea influência da igreja. Por esta razão o termo "vilão", que quer dizer "morador da vila", passou a significar malfeitor.
.
Pangéia
Grande continente formado pela união das massas continentais atuais, a 100 milhões de anos. Desfez-se gradualmente ao longo das eras geológicas até atingir a conformação atual. Este processo deu-se por violentos movimentos tectônicos acompanhados de violentos cataclismos. Acredita-se que nesta separação surgiu o continente de Atlântida, posteriormente engolido pelo oceano.
.
paranormal, Atividade
Fenômenos psíquicos que parecem escapar às leis conhecidas da natureza e do comportamento humano, estudados até época recente apenas por correntes religiosas, metafísicas ou ocultistas. Nos tempos atuais tornou-se objeto de um sistema teórico estruturado.
.
Parapsicologia
é a disciplina que se propõe estudar fenômenos alheios à normalidade conhecida, ou paranormais.
.
Pentagrama
Estrela de cinco pontas, é um símbolo pré-cristão relacionado com a adoração à Natureza. O planeta Vênus (também conhecido como Estrela do Oriente, Ishtar e Astarte) dscreve um pentagrama perfeito através do plano elíptico do céu a cada 8 anos.
.
Pentateuco
São os cinco primeiros livros da Bíblia, também chamado Torá, patrimônio do judaísmo.
.
Página 2 de 3

Pág[1]

Anterior

Próxima

Pág[3]

116 termos cadastrados