DENGUE

Página do Governo do 
Estado de São Paulo

 
O que é dengue, quais os sintomas, como se contrai a doença e como é o tratamento?
Como é o mosquito, quantas pessoas ele pode infectar e qual é seu raio de ação?
Como se prevenir e como eliminar o mosquito da dengue?

 
O que é a dengue?
A dengue é uma doença que causa uma infecção aguda. Ela é causada por um vírus que é transmitido pela picada de mosquitos urbanos do gênero Aedes, parecido com o pernilongo.

Há quatro tipos de dengue, mas os mais comuns no Brasil são os 1 e 2. "O tempo de incubação da doença varia de cinco a sete dias, podendo ser um pouco mais ou menos dependendo do caso", afirma o infectologista Davi Uip, do Hospital das Clínicas da USP. A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) identificou casos do tipo 1 em Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Do tipo 2, em Minas Gerais, Maranhão, Bahia e Ceará. Já o Rio de Janeiro registrou a dengue dos dois tipos (1 e 2).
Retorna

O que é a dengue hemorrágica?
É o mais perigoso dos tipos de dengue, chamada tipo 3. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue comum. A diferença é que, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos. A pessoa sente fortes dores no abdome e alterna sonolência com agitação. Se não tratada nos primeiros estágios, a dengue hemorrágica pode levar à morte.
Retorna

Como se contrai a doença?
Qualquer pessoa pode contrair a dengue. A infecção ocorre através de picadas de mosquitos do tipo Aedes. O principal deles é o Aedes aegypti, muito parecido com os pernilongos convencionais.

A picada é na maioria das vezes indolor e não causa marcas na pele, o que pode dificultar a identificação da doença.

O mosquito passa a transmitir a doença depois do período de incubação, contado a partir de quando pica uma pessoa infectada. Este período pode durar de oito a 12 dias. Nos seres humanos, o vírus permanece em estado de incubação durante três a 15 dias até que os sintomas sejam percebidos.
Retorna

Fora a picada do Aedes aegypti, existe alguma outra forma de se contrair a doença? Sexo sem Camisinha? Beijo? Transfusão de sangue?
É possível contrair dengue por transfusão de sangue, mas não há casos registrados recentemente. Os questionários aplicados aos doadores de sangue contêm questões referentes aos principais sintomas da doença, para evitar que os infectados a transmitam desta maneira. Não há transmissão por contato direto entre um doente com uma pessoa sadia, nem através de fontes de água ou alimentos.
Retorna

Como sei que estou com dengue?
As manifestações iniciais são febre alta, dor de cabeça, aparência abatida, muita dor no corpo e, às vezes, vômitos. Podem aparecer manchas vermelhas no corpo, em alguns casos acompanhadas de coceira. Outros sintomas comuns são pequenos sangramentos no nariz e nas gengivas, dores no fundo do olho e sensibilidade à luz.
Retorna

Em caso de suspeitas, quem devo procurar?
O ideal é procurar uma unidade de saúde da rede pública de saúde. Diversos hospitais já tem serviço especializado para suspeitas de dengue e o governo pode ter um melhor controle da epidemia. Caso prefira um médico particular, vá a um clínico geral.
Retorna

Que exames indicam que estou com dengue?
A doença é detectada através de exames de sangue que avaliam os anticorpos do indivíduo.
Retorna

Qual o tratamento para a doença?
Não há tratamento específico para a dengue, por ser uma doença viral. Quando não há dúvida que a pessoa tem dengue, na maioria das vezes o médico pode recomendar que o tratamento seja feito em casa, combatendo seus sintomas com hidratação e antitérmicos.

A recuperação tem início cerca de quatro dias após os primeiros sintomas, e pode ser completa em até dez dias. Algumas pessoas apresentam acentuada queda na pressão sangüínea nos três primeiros dias depois que a febre começa a ceder. Essa queda caracteriza a forma mais grave da doença, conhecida como "dengue hemorrágica", que ao contrário do que sugere o nome, não provoca sangramentos.

Na maioria dos casos, a recuperação é normal e o doente não apresenta seqüelas. Mas a doença pode voltar a se desenvolver, se causada por outros tipos de vírus. Ao perceber qualquer dos sintomas, é importante procurar o médico.

Não tome remédios por conta própria. Alguns remédios para dor e febre podem aumentar o risco de sangramento, como os que contêm ácido acetil-salicílico (AAS, aspirina) e podem ocasionar erupções na pele.

Cauê Llop e Lídia Neves/Terra

Retorna

 

Como é o mosquito?
O mosquito é pequeno, tem de quatro a seis mm de comprimento, dois pares de asas e é preto e tem listras brancas no corpo.

Retorna

 

 

Como é o ciclo de vida do mosquito?
O ciclo ovo-ovo pode durar cerca de 10 dias. Quando a larva do mosquito nasce, ela passa por quatro estágios de crescimento, que podem durar oito dias no total. Depois ela se transforma em pupa, estágio que dura dois dias, aproximadamente. Depois de sair da pupa, o mosquito adulto já pode se reproduzir e botar ovos, quando o ciclo se reinicia.
Retorna

Quantas pessoas o mosquito pode infectar?
O número pode variar bastante. Uma vez infectado, o mosquito transmite a dengue até morrer. Ele pode picar 20, 30, 40 pessoas ou mais.
Retorna

O mosquito precisa picar alguém infectado para se contaminar?
Não necessariamente. A fêmea grávida do mosquito pode passar a dengue para suas larvas antes mesmo de botar os ovos. Um macho infectado também pode passar a doença para a fêmea pela relação sexual.
Retorna

As larvas do mosquito automaticamente têm a doença?
Se a fêmea estava contaminada antes de pôr os ovos, existe essa possibilidade.
Retorna

Como são as larvas do mosquito?
Elas são pequenas, muito difíceis de serem vistas a olho nu. Elas medem de 1 a 6 mm e são translúcidas.
Retorna

Qual o raio de ação do mosquito? Qual a distância que ele pode voar?
Geralmente, ele fica próximo dos criadouros, mas o mosquito pode voar centenas de metros, podendo chegar até a 1 km. O mosquito pode também "pegar uma carona" em um carro ou avião, não tendo limites para seu alcance.
Retorna

 

Qual a melhor forma de se prevenir contra a dengue?
A melhor forma é eliminar os criadouros do mosquito da dengue.
Retorna

Como eliminar os criadouros do mosquito?

  • Manter cobertas as caixas d'água, vasos, barris, cisternas, pneus velhos e qualquer outro recipiente que possa reter água da chuva.
  • Pessoas que cultivam plantas devem ter cuidado redobrado. Vasos com plantas aquáticas devem ter a água trocada e ser limpos com freqüência, de preferência com uma bucha ou escova. Já plantas que não necessitam de água podem ser transferidas para vasos com terra.
  • Evite ter em casa plantas que acumulem água, como babosa, espada-de-São-Jorge, bambus, bananeiras e bromélias.
  • Garrafas devem ser guardadas de cabeça para baixo, para evitar que acumulem a água da chuva, de preferência em um local coberto.
  • Troque a água de bebedouros de animais diariamente.
  • Mantenha limpas as calhas, lajes e piscinas.
  • Produtos descartáveis, como copos plásticos, devem ser jogados no lixo e posteriormente entregues em postos de reciclagem.
  • Como os ovos que as fêmeas põem nos recipientes com água parada e limpa ficam grudados em suas paredes, não é suficiente apenas trocar a água destes locais. É necessário limpá-los bem, de preferência com uma escova ou bucha, para que os ovos se soltem.
    Retorna

A água da piscina pode ser criadouro do mosquito?
Pode, se ela não for limpa freqüentemente e tratada com cloro.
Retorna

Borra de café funciona?
Ela não é completamente eficaz. A Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo (Sucen) divulgou um relatório informando que a borra de café não matou as larvas do mosquito nos testes realizados em laboratório. O recomendável é eliminar os focos do mosquito.
Retorna

Tenho bromélias. Como evito que os mosquitos se reproduzam nelas?
Especialistas recomendam colocar um inseticida, como o BTI.
Retorna

Tenho plantas aquáticas. Como evito que os mosquitos se reproduzam nelas?
Especialistas dizem que o ideal é não ter essas plantas, pois elas podem se tornar focos do mosquito da dengue. Se possível, coloque terra no vaso ou lave-o toda semana, esfregando com uma bucha ou escova para retirar os ovos presos no vaso. No caso de lagos artificiais, o indicado é colocar peixes ornamentais, que comem as larvas do mosquito.
Retorna

Velas de citronela e outros repelentes ajudam a combater a dengue?
Repelentes não são eficazes, pois têm efeito temporário e indeterminado.
Retorna

Tomar vitamina B ajuda a evitar que o mosquito me ataque?
Não é eficaz, pois o efeito varia de acordo com o metabolismo da pessoa e pode não repelir completamente os mosquitos.
Retorna

Fonte: Portal Terra 

Veja mais em: